O Céu da Nova Vida é uma das maiores casas praticantes da doutrina do Santo Daime no Brasil e no mundo. Sua história tem início quando o então jovem André, dirigente da casa, era mais um número dentro da estimativa de dependentes químicos existentes no país. Isto até ter contato, graças ao auxílio do seu pai, Sr. Herlei, à uma experiência com o Santo Daime no Céu Sagrado, localizado em Sorocaba/SP. Deste momento em diante a vida de André mudaria para sempre. Curado e livre da dependência química, tornou-se dirigente do Céu da Nova Vida, ao lado de sua esposa Yara.

 

Com um público de aproximadamente 1500 pessoas por mês a nossa casa é, especificamente, reconhecida como uma Casa de Cura.  Muitos buscam nesta medicina a cura para diferentes males como a depressão, o alcoolismo, o tabagismo, a dependência química entre outros. Contudo, existem também aqueles que simplesmente desejam ter uma experiência espiritual aprofundada e/ou buscam o autoconhecimento graças à ampliação de consciência que o Daime proporciona.

 

O Céu da Nova Vida se apresenta como um serviço de utilidade pública que tem como principal propósito a promoção da dignidade humana através do despertar da consciência.

No dia 11 de Maio de 2001, começava a ser escrita uma primorosa história que, nos próximos anos, viria a transformar a vida de milhares de pessoas.

 

De ex-dependente químico à dirigente de uma das maiores casas praticantes da doutrina do Santo Daime no mundo, André Volpe Neto, o “Padrinho André”, foi a primeira vida transformada nesta história. Graças ao auxílio do seu pai, Sr. Herlei, o então jovem André conheceu o Santo Daime no “Céu Sagrado”, em Sorocaba-SP, sob os cuidados do saudoso Padrinho Fernando Dini (1947-2012). Dessa preciosa chance que lhe foi dada, curou-se de longos 13 anos de dependência química nos quais vivia.

 

Durante dois anos, Padrinho André se deslocava duas vezes ao mês de Curitiba até Sorocaba, para frequentar as sessões de Daime no Céu Sagrado. Em seu coração, crescia uma intensa vontade de expressar sua gratidão, e também de trabalhar em prol do resgate de outras vidas, assim como a sua própria foi resgatada. Ao lado de sua esposa, a Madrinha Yara, ambos começaram a escrever uma nova página na história da doutrina do Santo Daime. Nascia aí o “Céu da Nova Vida”.  

 

As primeiras sessões de Daime ocorriam de maneira bastante modesta na própria casa do Padrinho, localizada no Bairro Alto em Curitiba-PR, e contavam apenas com a presença de sua esposa, a Mad. Yara, seu pai Herlei e seus cunhados, Iluá e Marcos. Ocorriam em média duas vezes por mês e, depois de certo período, devido à crescente procura de pessoas de fora da família, foram transferidos para a casa da mãe da Mad. Yara. Posteriormente, passaram a realizar os encontros em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, na empresa do Pad. André, sendo este o último local antes da atual sede que foi inaugurada em novembro de 2006, também localizada em Pinhais/PR.

 

Até o ano de 2007, a ocasião do preparo do Daime (feitio), não existia na casa. O Daime era adquirido através do Céu Sagrado, porém, deste período em diante, a casa passou a buscar a independência e, então, produzir o próprio Daime. Os primeiros feitios foram realizados de forma improvisada, no terreno ao lado da sede principal, em Pinhais, que hoje serve de estacionamento.

Com a necessidade de se confeccionar o Daime em um lugar mais apropriado, entre 2009/2010, a casa deu um importante passo ao adquirir uma chácara em Campina Grande Sul/PR, que fica há mais ou menos 35 Km de Pinhais. Já em março de 2012, foi a vez da casa adquirir outra propriedade, agora para concentrar o cultivo das plantas bases da doutrina, o cipó Jagube e a folha Rainha, localizada em Morretes/PR.

 

Assim, de 2013 em diante, os feitios passaram a acontecer na sede de Campina Grande do Sul, com uma estrutura adequada.

 

Hoje, a casa já se encontra muito perto da autossuficiência em relação ao cultivo e uso da matéria-prima necessária à demanda de atendimento com que atualmente trabalha, cerca de 200 litros mensais. Durante o ano, em média, a irmandade se mobiliza em 04 feitios e, nas palavras do Padrinho André, o modo com que preparamos o Daime é “irretocável”.

 

Ainda com o propósito de qualificar-se cada vez mais na cura e no resgate de novas vidas, em maio de 2010, começa a funcionar o “Pronto Socorro” do Céu da Nova Vida - um serviço de atendimento diário e gratuito à pessoas em situação de depressão, alcoolismo, dependência química, entre outros. Atualmente o Pronto Socorro atende uma média de 10 pessoas por dia, apresentando ótimos e imediatos resultados.

 

Responsáveis por estes e muitos outros trabalhos realizados pela casa, está a irmandade do Céu da Nova Vida que, de forma voluntária e através de recursos autogeridos, exercem seus ofícios, como retribuição àqueles que um dia por eles também trabalharam. Se nos aprofundarmos nas histórias de vida dos membros da irmandade, veremos resgates profundos e transformações no modo com que estas pessoas conduziam suas vidas.

 

Atualmente a casa conta com 130 fardados, que são responsáveis em atender a média de 1.500 pessoas que frequentam o espaço mensalmente.

 

A casa possui ainda diversos projetos que são geridos pela própria irmandade como é o caso do grupo “Mensageiros do Amor”, que se mobiliza em levar a mensagem do Daime à casa das pessoas, além dos eventos voltados à comunidade em geral como a Ação Social, o bazar de objetos usados, o grupo de estudos da doutrina espírita, o curso de redação, dentre outros.

 

Para além do seu território, o Céu da Nova Vida continuou crescendo e ampliando seu alcance, ao longo destes 17 anos, através de suas “casas filhas”. O “Céu de Mafra”, foi a primeira delas, fundada no ano de 2007 em Mafra-SC pelo Padrinho Bruno Cunha e Madrinha Nerly. Em 2014, nascia na cidade do Rio de Janeiro, o “Céu dos Filhos de Deus”, fundada pelo Padrinho Guilherme Souza. Também é prestado apoio ao “Céu do Renascer”, casa dirigida pelo Pad. Claudinei e Madrinha Estela, localizada em Balsa Nova, região metropolitana de Curitiba, e que em 2017 filiou-se à nossa casa.

 
 

Céu da Nova Vida - Santo Daime

R. Francisco Eugênio Gomes Pereira, 372 - Atuba, Pinhais - PR, 83326-150

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube