DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Atualizado: 22 de Fev de 2019



Neto de negros escravizados, Mestre Irineu nasceu no dia 15 de dezembro de 1890. Apenas 2 anos haviam se passado após a escravidão ter sido oficialmente abolida por lei no Brasil. Por isso mesmo é que naquela época, sendo um homem negro, Mestre Irineu experimentou a pobreza, os sofrimentos físicos, o preconceito racial, social e religioso. Apesar de todas as dificuldades, foi capaz de superar as amarguras e partilhar com seus seguidores sua busca espiritual.


Mestre Irineu e a doutrina daimista foram alvo de inúmeras perseguições e preconceitos. Muito disso pela predominância de afrodescendentes entre seus seguidores e pelo temor que a sociedade da época sentia em relação a movimentos culturais e religiosos de origem afro-indígena. Desde o seu início o culto daimista foi estigmatizado e Mestre Irineu, temido por sua cor e avantajada estatura.


Nos dias de hoje, apesar dos grandes avanços conquistados em relação às questões raciais, infelizmente ainda persistem situações de discriminação racial.


Dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, marca um dia de reflexão para todos nós. É tarefa nossa nos esforçarmos para compreender a luta e a história deste povo contra a discriminação e valorizarmos a rica contribuição da população negra para a formação de nosso país. Façamos a nossa parte!


"Respeitar os seus irmãos

Com alegria e com amor

Para todos conhecer

E saber dar o seu valor"


Fonte: MOREIRA, Paulo; MACRAE, Edward. “EU VENHO DE LONGE: Mestre Irineu e seus companheiros”, Salvador, Bahia, EDUFBA (2011)


Texto: Equipe de Comunicação Céu da Nova Vida - Santo Daime


#MestreIrineu #SantoDaime #SantaDoutrina #CéudaNovaVida #DiadaConsciênciaNegra

0 visualização

Céu da Nova Vida -  Daime

R. Francisco Eugênio Gomes Pereira, 372 - Atuba, Pinhais - PR, 83326-150 CNPJ 05.164.682/0001-91

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube